Início

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

História, religião e Fé

 

Não podemos ser leigos, ignorantes ou em querermos viver sem enxergar os fatos históricos comprovados que nos cercam; 

Eis que lhes trago 8 fatos históricos abaixo:

1- Inscrição de Tel Dan: Uma inscrição em pedra encontrada em Tel Dan, Israel, faz referência à "Casa de Davi", que é uma confirmação extrabíblica da existência do rei Davi, um dos personagens centrais do Antigo Testamento.

2- Cilindro de Nabonido: Este cilindro cuneiforme descreve a captura de Babilônia por Ciro, o Grande, o que coincide com o relato bíblico em Daniel 5 sobre a queda do império babilônico.

3- Cilindros de argila de Nínive: Esses cilindros de argila contêm relatos sobre a campanha militar de Senaqueribe, rei da Assíria, contra Jerusalém, conforme descrito em 2 Reis 18-19 e Isaías 36-37.

4- O Sítio de Jericó: Evidências arqueológicas sugerem que as muralhas da cidade de Jericó, descritas no livro de Josué, caíram de forma violenta, possivelmente devido a um cerco.

5- Descobertas do Mar Morto: Os Manuscritos do Mar Morto, descobertos em Qumran, incluem cópias de muitos livros do Antigo Testamento, mostrando a preservação e a exatidão textual ao longo do tempo.

6- Inscrição de Pôncio Pilatos: Uma inscrição encontrada em Cesareia Marítima menciona Pôncio Pilatos, o governador romano que esteve envolvido na crucificação de Jesus.

7- Descobertas em Cafarnaum: Escavações em Cafarnaum, uma cidade frequentemente visitada por Jesus, revelaram uma antiga sinagoga que pode ter sido o local onde Jesus ensinou.

8- Papiro de Rylands: Um fragmento de papiro conhecido como Papiro de Rylands contém parte do Evangelho de João (João 18:31-33,37-38), datando do início do segundo século.

Um único livro, escrito ao longo de 1400 anos, por cerca de 40 autores distintos, vivendo geograficamente e em épocas diferentes, em classes sociais diferentes, com culturas diferentes em situações politicas distintas e mesmo com todas essas divergências temos um conjunto de livros, formado por 66 livros, sendo 39 livros do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento e totalmente coeso, inspirado por Deus (2 Timóteo 3:16-17) e destinado a levar as pessoas a conhecê-lo.

A Bíblia tem um tema central, para o qual tudo converge e que consiste em uma pessoa: Jesus Cristo. Desde Gênesis até Apocalipse todos os livros apontam para Deus, na pessoa de Jesus Cristo, o autor da Salvação dos homens (Lucas 24:27, 44-45; Atos 10:43).

A Palavra não pode ser mudada:

Apocalipse 22:18-19: "Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes fizer acréscimos, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro."

Provérbios 30:5-6: "Toda palavra de Deus é pura; ele é um escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso."

Deuteronômio 4:2: "Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando."

Gálatas 1:8-9: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema."   Anátema = Maldito, sob maldição ou separado de Deus.

 


A "RELIGIÃO" não é uma criação de Deus e nem nunca foi Sua Vontade, o homem em seu egocentrismo influenciados pelo maligno, busca de suas próprias maneiras religar-se a deus e ao espiritual, reconhecendo a presença de algo maior que a matéria a qual está preso. A religião matou a muitos e dividiu o homem baseado em suas normas e doutrinas, muitas crenças e placas de igrejas surgiram ao passar do tempo com a intenção de diluir o puro cristianismo e tirá-lo do foco que é Jesus.

A Palavra nos traz alguns alertas a estes fatos:

Colossenses 2:8  "Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo."

Tito 1:14 "Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade."

Hebreus 13:9 "Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram."

1 Timóteo 4:1-3  "Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças."

A verdadeira religião não se limita a rituais externos ou ações formais de adoração, mas envolve um compromisso prático com a justiça, a compaixão e o amor ao próximo. A verdadeira religião é caracterizada por atos de bondade, cuidado pelos necessitados e um estilo de vida que reflete a pureza e a santidade diante de Deus

Tiago 1:27: "A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo."

Mateus 25:35-36: "Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me."

 


    Não encontramos a palavra FÉ no velho testamento, a fé nasceu com Cristo e na fé se baseia todo  Cristianismo, pela fé cremos que fomos criados imagem e semelhança de Deus, pela fé cremos no operar de Deus através de Moisés, Abraão, Sansão, Davi e Jó, na mesma fé cremos que Jesus nasceu de uma mulher virgem, que foi a encarnação de Deus nessa terra, pela fé cremos que morreu e ao terceiro dia ressuscitou e hoje Vivo está em nosso meio e pela mesma fé cremos que Nele herdaremos a salvação de nossas almas e nessa fé aguardamos a Sua Vinda e o cumprimento de Sua Palavra.

Hebreus 11:1: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem."

Não existe um Cristão que não tenha Fé!

Hebreus 11:6: "Ora, sem fé é impossível agradara Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam."

Eu particularmente gosto muito de comparar a fé do homem a força do elefante, o elefante é criado desde pequeno preso a uma pequena estaca e quando foi preso no princípio tentou libertar-se de toda forma e não conseguiu e por acreditar que é impossível romper a estaca agora mesmo grande e forte está preso a sua pequena fé.

Me chama a atenção que na maioria das vezes que Jesus falou sobre a Fé ele a usou acompanhada com um adjetivo de tamanho e isso me leva a crer que a nossa fé pode ser medida, qual o tamanho de sua Fé?

Mateus 17:20 "E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pequena fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível."

A semente de um grão de mostarda é bem pequena, porém quando morre e germina para vida dela sai uma esplendorosa árvore. Assim que quando não vivemos mais nós, mas Cristo Vive em nós damos belos frutos. Gálatas 2:20: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. "

O poder de Deus é dado para aqueles que tem Fé!

Mateus 21:21-22: "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito; e, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis."

Marcos 9:23 (ARC): "E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê."

Mas como posso aumentar minha fé, a Palavra de Deus nos ensina: Romanos 10:17: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."    Frequente a Escola bíblica de sua igreja, faça curso de teologia, busque participar de grupos de estudo, ouça testemunhos. Tudo isso ajuda a aumentar a sua fé mas nada procede ao fato de exercitar a sua fé, ore pelos outros, profetize benção ao seu próximo, anuncie o evangelho de Cristo, isso manterá sua fé viva. Tiago 2:17: "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."

Aqui concluo: Efésios 2:8-9 : "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie."

Nada feito aqui nessa terra é por nós ou para nós, tudo deve ser Por Ele e Para Ele, quando conseguirmos viver na humildade e no amor que Cristo nos ensinou todas as demais coisas serão acrescentadas em nossa vida. Que o Senhor os siga abençoando sempre!!!

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Páscoa – O feriado pagão!


    A páscoa dita cristã não possui nenhuma ordenança, mandamento e nem fundamento bíblico, foi criada pela Igreja Católica Romana no Concílio de Nicéia ( 325 d.C. - imperador romano Constantino ), determinou que a Páscoa cristã seria celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia após o equinócio da primavera do hemisfério Norte, o que pode ocorrer entre 22/03 e 25/04 e por isso a “Páscoa cristã” é um feriado móvel. 

 Ela serve de referência para: 
– Terça-feira de Carnaval – quarenta e sete dias antes da Páscoa; 
– Quaresma que se Inicia na Quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa); 
– Sexta-feira Santa – sexta-feira imediatamente anterior ao Sábado da Solene Vigília Pascal 
– O sábado de véspera Pentecostes – oitavo domingo após a Páscoa e 
– O Corpus Christi ou Corpo de Deus – a quinta-feira imediatamente após o Pentecostes. 

  Vemos, portanto, que o Carnaval tem uma relação com a Quaresma, pois as duas datas são definidas pela Páscoa; Todos de origem católica romana. Inicialmente ativa no calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100–44 a.C.) e que se mantêm até hoje no calendário europeu, estipulado pelo papa Gregório (ano 1582 d.C.). 

  A Igreja católica romana celebra a Páscoa cristã como a Ressurreição de Cristo, acompanhando de certa forma a data da Páscoa judaica. Quando um cristão da ênfase nesse feriado pagão ele compactua com os demais feriados idólatras. 

  Para os Judeus a Pessach (que significa PASSAGEM) no dia 14 do mês de Nissan é a comemoração da libertação do povo hebreu pelos egípcios através do espirito de morte que assolou todo Egito levando a morte todos o primogênito, onde o mesmo não atingia as famílias que tinham crido em Deus e assinalaram suas casas com o sangue de um cordeiro, fazendo uma alusão a Cristo. E é sim uma ordenança de Deus a todas as gerações judaicas como lemos na passagem abaixo: Êxodo 12:14 e 43 “E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” “Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: Esta é a ordenança da páscoa: nenhum filho do estrangeiro comerá dela.” Resumindo, se você não é um judeu circuncidado não tem parte com essa comemoração. 

  A verdadeira Páscoa Cristã é no dia em que o cristão realiza a ordenança do batismo nas águas, que significa a passagem da morte para Vida através do Sangue de Cristo, o Cordeiro expiado por nossos pecados na cruz. Ele é a nossa páscoa (1Co 5.7), isto é, o nosso cordeiro pascal. Não precisamos mais de animais para obtermos o perdão de nossos pecados, Jesus é plenamente capaz de fazê-lo. Foi Ele quem morreu por nós na cruz (Mc 15.33-41), não um coelho. Até porque este, no judaísmo, era considerado animal imundo (Lv 11.5). Por isso, nem como metáfora é associado ao Filho de Deus. Jesus é o cordeiro de Deus (Jo 1.29), não o coelho. A ligação entre o coelho e os ovos nasceu no paganismo, (outro estudo). 

   Abandone esse negócio de coelho da páscoa. Não existe isso. Não celebre a gula, mas sim nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. 
  Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2). 

   Neste BLOG também consta um estudo sobre o Natal e sua origem, não deixem de conferir. 

 Que o Senhor Siga nos abençoando sempre!!!