Início

PALAVRAS

Para começar esta  ministração vamos ler, Zc 2:5
“Pois eu lhe serei, diz o SENHOR, um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória”
Mas porque precisamos de um muro de fogo ao nosso redor ?
A resposta está em  I Pedro 5 verso 8
 "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar".
O Senhor nos rodeia com seu muro de fogo e ao derredor deste muro o inimigo brama querendo nos tragar, ele sabe da sua vitória, ele sabe que grande obra Deus quer fazer em sua vida, como ele não pode toca-lo, ele aguarda uma brecha nessa muralha, para te derrubar. Imaginem uma boca de fogão acesa, agora imagine esta mesma boca acesa com dois daqueles furinhos onde saem a chama entupido, fica uma brecha, concorda ? Então cada vez que pecamos nós damos esta brecha ao inimigo e então precisamos de libertação, precisamos desentupir esse furinho para muralha de fogo se fechar novamente, este é o assunto que veremos nesta ministração.

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A Bíblia adverte que não devemos dar lugar ao diabo. Bem claro em “Não deis lugar ao diabo.” (Ef. 4:27).
Não devemos, brincar, conversar, dar lado, dar papo para o diabo, Jesus não fez isso Ele disse em Lucas 4.35
 “Cala-te e sai dele”
Libertação significa tornar a pessoa livre de algo que a prende ou a escraviza. Você precisa se libertar de todo jugo, de todo vício, de toda escravidão, de todo pecado. A maldição está no mundo desde que o pecado entrou através de Adão. Nós que temos Jesus , pela cruz fomos liberto desta maldição "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós" (Gálatas 3.13). Jesus tomou sobre si nossas maldições, e carregou nossos pecados.
Só aceitar Jesus não te livra da maldição do pecado é necessário que haja conversão, uma nova atitude”Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Co. 5.17).
O mundo também está amaldiçoado também por causa de nossa boca. “De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim”. (Tiago 3.10 ). Depois que aceitamos Jesus, Ele nos chama de santos, profetas, pois todos nós profetizamos Sua volta, se somos profetas e nossa palavra tem poder precisamos controlar nossas palavras e não amaldiçoarmos nossos políticos, nosso país, nossos filhos nem os juízes de futebol,  precisamos nos libertar de todo vocabulário do mundo, das seitas esotéricas (horóscopos), dos cultos e invocações pagãs (Nossa senhora), de toda palavra torpe (palavrões e duplo sentido).


2. ÁREAS DA VIDA QUE CARECEM DE LIBERTAÇÃO

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor... Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.” (Atos 3:19,25)
Nosso chamado é para vivermos em aliança. É impossível caminhar com Jesus sem honrar aliança. Algumas atitudes podem ferir o Noivo e, como Noiva, Corpo de Cristo, não podemos macular nossa aliança com Jesus. Isto seria quebra de aliança, infidelidade, contrário à Palavra.
Aliança com Deus exige fidelidade. Todo infiel conhecerá esterilidade, descendência encerrada, a menos que retorne aos princípios e cumprimento da aliança. Infidelidade atrai maldição.
Deus nos ordena viver em fidelidade, em toda forma de proceder, para agradar o coração de Deus. Ele quer que entendamos que nossas atitudes podem ferir o seu coração. Não importa a hierarquia ou o nível de liderança que exercemos. A Palavra de Deus é imutável e vale para todos. Se os princípios de amor, retidão, e fidelidade não forem vividos, então, virá maldição e esterilidade.  Toda infidelidade é pecado e resulta em maldição. A infidelidade é uma porta aberta para a maldição. Não devemos abrir precedentes. Infidelidade a Deus, ao pastor, ao conjugue, ao filho aos pais.
Alguns bons pais de família, que amam a esposa e os filhos, mas que adulteram (Pv 6:32-33) ”Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma. Achará castigo e vilipêndio (desrespeito), e o seu opróbrio (desonra) nunca se apagará.”  O pecado do adultério da traição por mais que haja perdão entre as partes, as marcas nunca serão apagadas.
Há pessoas boas, mas que são mentirosas em (Ef 4:25) ”Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.” O diabo é o pai da mentira (Jo 8:44), toda mentira procede do mal e nela não há a verdade. Somos membros um dos outros, pode minha mão estar sobre brasas acesas e dizer ao meu corpo que está bem, está na benção? Não, o corpo inteiro sabe quando um membro tem problemas, a igreja inteira sabe, sente que há algo errado com o mentiroso.
Pessoas que são imorais: em qualquer coisa que olham, voltam a atenção para a carne (I Jo 2:16-17).”Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” Senta uma moça em sua frente com um belo decote, você viu a primeira vez amém, isso é o ato, mas a segunda vez que você olha já se torna concupiscência e pra piorar ainda procura o melhor ângulo, misericórdia!!
Pessoas com dupla personalidade. Em casa é um, na rua é outro, na igreja é outro. Que vive uma vida de contradição, que falam uma coisa mas fazem outra completamente diferente (Tg 1:8). “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” Um santo na igreja e em casa xinga a mulher, impaciente, espanca as crianças, grita palavrões, mal pagador um péssimo testemunho para seus vizinhos, como se a morte de Cristo não valessem nada, são pessoas inconstantes.
Pessoas maledicentes falam por trás, semeiam a desconfiança , a discórdia, destroem a comunhão (Cl 3:8) Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar

2.1. De que lado você quer ficar?
Vou contar para vocês uma história que escutei em um culto, havia um grande muro que dividia dois extremos, de um lado estava Satanás e suas trevas, e do outro a igreja e seus santos. De pé, em cima do muro tinha um homem, o mesmo olhou para o lado das trevas e Satanás o observava de uma rede, olhou para o outro lado e todos os irmãos o chamavam para vir e aceitar a Cristo, olhou e Satanás continuava na mesma, olhou e o povo continuava insistindo para que ele viesse para esse lado, então resolveu indagar Satanás e perguntou: - Por que você esta despreocupado enquanto todos os outros do outro lado estão preocupados comigo. E Satanás riu e respondeu: - Não estou preocupado porque este muro e tudo que nele há é meu.  (FIM)
Então digo a vocês, SAIA DE CIMA DO MURO, tome uma atitude em Deuteronômio 11:26 diz: "Coloco diante de ti a bênção e a maldição". O Senhor diz: "Meu filho, escolhe a bênção para que você viva".
A obediência a Deus é o perfeito caminho para uma libertação total e completa de qualquer servidão do passado.

2.2. Eu te convido hoje a Decidir-se a abandonar todo jugo do pecado.
Você não tem que continuar pecando. Você é livre em Cristo.
Jesus já levou sobre Si mesmo, na cruz, todo o seu pecado. Todo o seu fardo, jugo; Ele hoje quer te fazer livre!
Decida-se hoje a abandonar as obras da carne, a romper com todo jugo, vício, escravidão! Arrependa-se e lance-se nos braços de Jesus! Ele perdoará você! Ele lhe libertará!
Mas não confunda liberdade com libertinagem.  Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. (I Coríntios 10:23) Liberdade é você poder andar na rua tranquilo de cabeça erguida, livre. Já libertinagem é você andar na rua fazendo o que não convém (quebrando retrovisores) preocupado com os homens da lei e como resultado acaba preso.
A passagem bíblica que mais gosto é essa (Gl 6:7) ...Tudo que o homem semear, isso também ceifará... Ninguém plantando laranja colherá goiaba ou visse versa, lembre-se sempre disso em sua vida.

2.3. Abandone hoje o pecado enquanto é tempo!
O pecado traz consigo consequências  terríveis, sofríveis e as vezes irreparáveis para a sua vida, que poderão afetar e prejudicar toda a sua família, e até mesmo a sua posteridade! Como exemplo temos a história de Davi.
O Rei Davi foi confrontado por Deus, através do profeta Natã, pelos seus pecados de adultério e homicídio. O Senhor diz a Davi: "Agora, portanto, a espada jamais se apartará da tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o Senhor: Eu suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei ao teu próximo, o qual se deitará com elas, à plena luz do dia." (I Sm. 12:10-12). II Samuel 16:22 conta que essa palavra se cumpriu: "Portanto, estenderam para Absalão uma tenda no terraço, e entrou ele às concubinas de seu pai, à vista de todo o Israel.".
Quando Davi pecou, ele não somente deu lugar ao adultério em sua própria vida, mas permitiu que a imoralidade sexual entrasse na vida da sua família. Em II Samuel 13 você pode verificar o drama da família de Davi, quando seu filho Amnon estuprou a sua irmã Tamar.


3. COMPREENDENDO AS REALIDADES ESPIRITUAIS

O homem é o responsável pelo seu próprio pecado, e não o diabo.
No dia final teremos que responder por cada um dos nossos pecados, e não poderemos lançar a culpa sobre o diabo.
O inimigo nos oferece a bandeja mais bela, com aquilo tudo que sua carne mais gosta, mas cabe a você pegar está bandeja ou recusa-la. A maioria dos pecados são obras carnais e são produzidas pelo próprio homem em razão das fraquezas e apetites carnais que fazem guerra contra a alma. Nós todos os dias alimentamos bem nossa carne, tomamos café da manhã, almoço, lanche, janta, café da noite, sem contar as guloseimas no intervalos, temos  ou não temos alimentado bem nossa carne? Estamos fortes né, as vezes até acima do peso e a carne estando forte ela grita alto e fica mais forte que o espirito, por isso devemos sempre alimentar o nosso espirito, mas como? Com oração, com a leitura diária da bíblia, indo na igreja, tendo conversas edificantes, isso alimentará o nosso espirito o deixando forte, mas se mesmo assim a carne continuar gritando, mate-a! Como? Jejum! O Jejum enfraquece a carne e fortalece o espirito, pois não existe jejum sem oração, sem palavra, se você conseguir vencer sua fome, sua sede que são as maiores necessidades da carne, com certeza você conseguirá vencer as demais vontades. Devemos combater as paixões carnais!
Satanás, e seus demônios, procuram atuar nas áreas de maior fraqueza  da sua vida inicialmente induzindo a pessoa a pecar, e, em seguida, conduzindo a algum tipo de dependência ou escravidão ao pecado específico.
A libertação precisa ocorrer em dois níveis - a nível espiritual, libertando-se das cadeias e aprisionamentos malígnos; e a nível humano - libertando-se das fraquezas ou dependências carnais que induzem ao pecado...

3.1. Demônios existem? O que são Demônios?
Existem! Eles são mais reais do que muita gente pensa! São seres espirituais comandados por Satanás, com a missão de matar, roubar e destruir... O demônio que é citado em Mateus 17:18 é chamado de espírito imundo no relato paralelo de Marcos 9:25. eles conhecem a Jesus (Mc 1:24), conhecem seu próprio destino final (Mt 8:29) e conhecem o plano da salvação (Tg 2:19).
Deus não criou Lúcifer (Satanás) para ser um espírito maligno. O problema deste anjo caído estava em querer ser igual a Deus, e maior que Deus (Is 14:12). Acabou se tornado o ser maligno que é, o diabo. A terça parte dos anjos do céu caiu com Lúcifer (Apoc 12:4). Deus fará o inferno para aprisionar satanás e seus anjos. (Mt 25:41). Satanás é o príncipe dos demônios. Ele possui uma hierarquia bem organizada. "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." (Ef 6:12).
Principado – significa território ou jurisdição de um príncipe - há demônios que atuam em áreas territoriais (países, nações), Potestade – significa autoridade. No grego é a palavra "exousia" (autoridade sobre o lugar). - há demônios investidos de autoridade (ou comissionados) para determinados domínios, funções ou tarefas;
Forças do mal nas regiões celestes – são poderes que só tem um objetivo o MAL, são demônios encarregados de combater a obra de Deus, impedir a propagação do Evangelho, investem sobre os crentes com o objetivo de impedir sua santificação.


4. PASSOS PARA LIBERTAÇÃO

4.1 - Fechar a porta as brechas - Para a libertação total, é necessário que a pessoa vigie, que seja íntegra, em todas as áreas da sua vida. Que viva uma vida de santidade, na presença do Senhor. Que seja sincera! Não se pode deixar nenhuma brecha ou porta aberta para as investidas de Satanás. No mundo espiritual, estas brechas ou portas se constituem em concessão para a atuação de Satanás. A bíblia diz que o diabo vive ao derredor, rugindo como leão, procurando a quem possa tragar... Se ele achar a porta aberta, ele poderá entrar,  sem pedir licença!
Integridade – significa ser uma pessoa de bom caráter, honesta, idônea, equilibrada, de bons princípios (Jô 1:8).
santidade – é abster-se de todo pecado, separar-se do mundo e achegar-se mais a Deus(I Pe 1:14-16).
sinceridade – É evitar a falsidade, a mentira, o engano, ser transparente! Chamar o pecado de pecado! “Enquanto não enumerei os meus pecados, adoeci” (Sl 32:3). Enumere em uma folha de caderno seus pecados, suas fraquesas, suas tentações, seus vícios, suas falhas e apresente tudo diante do Senhor, ore por esta folha, guarde-a dentro da bíblia e depois dê testemunho do que Deus vai fazer na sua vida.

4.2 - Arrependimento - O principal elemento necessário para ser liberto é o genuíno arrependimento (Atos 3:19) ”Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”. . Mas, o que é arrependimento?  Arrependimento é não repetir o erro nunca mais, sentir dor profunda, é envergonhar-se do pecado! É decidir-se a abandonar de vez o pecado! Não adianta dizer: "Puxa, eu não deveria ter feito" (e voltar a fazer novamente), O verdadeiro arrependimento leva a pessoa a assumir a culpa, a responsabilidade pelo seu pecado e não ficar tentando justificar a atitude pecaminosa, com desculpas esfarrapadas, como: "Ah! É por causa disso, é por causa daquilo ..." O verdadeiro arrependimento gera a genuína libertação. (Pv 28:13) “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” A pessoa arrependida sente verdadeira dor pelo pecado porque sabe que , enquanto durou o pecado, sua comunhão com Deus foi estragada. Para qualquer mudança acontecer, é preciso sentir uma dor profunda. Essa dor deve-se o reconhecimento de que o seu pecado ofendeu a Deus e causou também danos às pessoas próximas. Quando o pecado é lembrado com dor, aí há cura. (Lucas 15:18) “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti”

 4.3 - Renúncia - Todo pecado tem que ser renunciado (Tg. 4:7) “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Lembra onde está a brecha? Então, para que essa brecha seja fechada, é necessário que haja uma renúncia. Precisamos aprender a viver como santos. É preciso cortar o mal pela raiz.

4.4 - Confissão - Pecado têm que ser declarado um a um: (Sl 32;3-4)  Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.


5. PRINCIPIOS PARA RECEBER A LIBERTAÇÃO

1. Sentir necessidade – reconheça que precisa de libertação (Sl 51:3). Todos nós carecemos de libertação.
2. Arrepender-se – deixar de lado todo pecado.
3. Não ter medo da libertação – o medo amarra você, impedindo a sua libertação (II Tm 1:7 / I Jo 4:4). Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.
4. Lutar pela sua libertação – Não há poder maior do que o poder de Deus. Renuncie a todo pacto, compromisso, aliança, que tiver feito anteriormente, que esteja vivo em sua memória – Confesse o Senhor Jesus Cristo como Salvador e Senhor da sua vida!
"Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. " Romanos 10:9-10


6. ORAÇÃO

Senhor meu Deus e meu Pai,  apresento neste instante diante de ti, esta minha vida pecaminosa, Senhor infinita é Tua misericórdia por me tirar do mundo e me dar a possibilidade de salvar minha alma, mas Senhor, eu ainda carrego essa carne pecaminosa que por muitas vezes tem atrapalhado a minha comunhão para com o Senhor. Pai fortalece o meu espirito, para que eu possa vencer as vontades e desejos carnais, Espirito Santo ajude-me a ser mais santos, abra os meus olhos espirituais para que eu possa discernir o que vem ou não vem de Ti, Senhor livra-me de todo o mal e reveste-me com Tuas armaduras para que eu possa guerrear com meus inimigos e vence-los pelo sangue do Teu Filho amado Jesus Cristo. Amém! Amém! Amém!